Vidro inteligente e vidro polarizado: qual a diferença?

Na verdade vidro inteligente e vidro polarizado são exatamente o mesmo produto. No Brasil, o termo ‘vidro polarizado’ é usado erroneamente para se referir ao vidro inteligente. Vidro Polarizado refere-se a lente polarizada, muito utilizada em óculos de sol.

A polarização é o processo de canalizar os raios de luz, que se espalham de maneira difusa no ambiente, para bloquear sua incidência em uma determinada direção, evitando a sensação de ofuscamento. Esse efeito pode ser obtido com o auxílio de filtros polarizadores. Pode acontecer com o auxílio de filtros polarizadores, mas no caso das lentes o responsável é um filme polarizador feito com hidrocarbonetos e acetato de polivinila (PVA) que é aplicado em superfícies como o vidro.

O filme é produzido de maneira que suas moléculas se realinhem bloqueando os raios solares incidentes na horizontal, permitindo a passagem apenas dos raios verticais. No caso das lentes, algumas fabricantes desenvolveram modos próprios para polarizá-las, como a alemã Zeiss, que utiliza estruturas em microtela, evitando problemas comuns a filmes de baixa qualidade, como o descolamento.

A lente polarizada (Vidro Polarizado) reduz o excesso de luz que atinge os olhos, causando ofuscamento, cansaço visual e dores de cabeça. Além disso, ela protege os olhos dos raios UVA e UVB, que podem causar doenças a longo prazo como catarata, pterígeo e fotoceratite.

ENTRE EM CONTATO

A Inteliglass está à disposição para entregar a melhor solução em vidros inteligentes ao seu projeto.
Entre em contato para detalhes da sua necessidade.